PROJETO PALCO VERDE


Natureza e música estimulando nossos sentidos

Texto elaborado por: Claudia Beatriz Campanella de Siervi, Gabriel Cordeiro Cardoso e Ricardo Goulart Straioto.

O projeto Palco Verde está em fase de desenvolvimento conjunto pela administração do Parque Ecológico do Córrego Grande, a Prefeitura de Florianópolis e a comunidade de moradores no entorno do Parque.

1. PRIMEIRA DEFINIÇÃO
Situado em um bairro sem praia e com uma área total de 21,3 hectares, o Parque Ecológico do Córrego Grande conta com uma infra-estrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.
No Parque, além do precioso acervo natural, funcionam atualmente projetos de educação ambiental, parque infantil e brinquedoteca, atividades esportivas, aulas de Yoga e Tai Chi Chuan e atividades para a melhor idade.
O que não há ainda no Parque Ecológico do Córrego Grande é a utilização do potencial de educação cultural e artística, embora haja equipamentos previstos para isto.

Logo ao lado do parque infantil está instalado um palco, com bancos e espaço suficientes para oferecer ao público presente as atividades culturais que se afinem com a vocação educativa do próprio Parque. O palco destinado a receber apresentações culturais, é muito pouco utilizado frente ao potencial que apresenta.
A partir dessa constatação, buscamos implementar o projeto Palco Verde, trazendo consigo benefícios ao Parque e à comunidade em geral.
Missão: Enriquecer o indivíduo espiritual e culturalmente.
Visão
: Disponibilizar cultura em harmonia com a natureza.

Segmento de mercado: Cultura, entretenimento, lazer.
Posicionamento
: Ser reconhecido como um evento que busca enriquecer o indivíduo disponibilizando cultura em harmonia com a natureza.

Valores Centrais: Harmonia, qualidade, cultura, natureza.
Objetivos: Aproveitar o espaço do palco não utilizado, divulgar o Parque, oferecer Cultura.
1.1 Coleta e análise de informações
Para entender melhor todo o contexto do projeto/parque/público, aplicamos pesquisas com o público que freqüenta o Parque e buscamos vivenciar o ambiente. A pesquisa foi aplicada ao longo da semana e aos finais de semana, e se enquadra na modalidade de pesquisa probabilística por conveniência, buscando contemplar diferentes públicos para entender a melhor forma de se comunicar com os mesmos.
No item “4.” encontram-se a pesquisa e a tabulação dos resultados obtidos que dão fundamento ao plano de comunicação.

1.2 Projeto PALCO VERDE
O projeto Palco Verde pretende ocorrer no Parque Ecológico do Córrego Grande, especificamente no palco ali situado, aos domingos, das 15 às 17h. Busca-se levar apresentações culturais, na forma de apresentações de música clássica, instrumental, folclórica e new age; apresentações de sketches de teatro, circo e performances para o público infantil; leitura teatralizada de textos folclóricos para o público infantil; e apresentações de coreografias de artes orientais.
Enquadrando-se no segmento de cultura, entretenimento e lazer, o projeto posiciona-se de tal forma a ser reconhecido como um evento que busca enriquecer o indivíduo, disponibilizando cultura em harmonia com a natureza.
1.3 Parque ecológico

Um evento deste tipo não se apresenta individualmente, mas sim inserido numa realidade específica, um contexto particular. Esta particularidade é expressa pelo fato de ocorrer num parque ecológico, que além de ser um diferencial para o projeto, traz consigo um conjunto de características e valores, além de públicos específicos. No Parque já ocorrem eventos que buscam oferecer lazer à comunidade, como o Tai Chi e a Yoga, e o projeto de educação ambiental. Assim, o projeto vem como evento complementar, oferecendo mais serviços à comunidade e enriquecendo o Parque em si.
A programação foi desenvolvida respeitando as preferências e tendências do público entrevistado, que freqüenta o Parque habitualmente. Durante as pesquisas de opinião observamos que a programação teria que ser “silenciosa”, estando em harmonia com o ambiente de paz e relaxamento que o Parque oferece.
A programação do projeto cultural PALCO VERDE – ARTE NATURAL NO PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE foi elaborada com base em pesquisas realizadas por jovens voluntários, estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina.
Os entrevistados ressaltaram a necessidade de apresentações culturais que estivessem em consonância com o ambiente de sons naturais e pacificadores do próprio Parque. Obedecendo a este critério, sugerimos uma programação variada, enriquecedora culturalmente e voltada para as atividades que os freqüentadores ali desenvolvem habitualmente. Tal programação está dividida em dois períodos do ano (Fevereiro/Maio e Outubro/Janeiro), com um intervalo natural durante o inverno, quando a freqüência do público diminui em função do frio (Junho, Julho, Agosto e Setembro). A programação está dividida em 16 apresentações com diferentes durações que se darão ao longo dos anos de 2008/2009.

2. A PRODUÇÃO
2.1. Recursos materiais
A produção do projeto cultural PALCO VERDE é bastante simples já que contamos com um palco instalado, com fornecimento adequado de energia elétrica e espaço frontal suficiente para abrigar o público em bancos já instalados e em pé.
Para a realização deste projeto incluímos no orçamento uma verba para a aquisição dos equipamentos de som e microfones.
Este EQUIPAMENTO SERÁ DOADO PARA O PARQUE ECOLÓGICO DO CÓRREGO GRANDE que poderá utilizá-lo livremente em suas atividades educativas e culturais fora dos horários de apresentação do PALCO VERDE.
Incluímos também uma verba para ambientação e cenografia das apresentações. Demos um destaque especial para as cenografias das apresentações de teatro, circo, leituras e performances para o público infantil objetivando ressaltar as formas, as cores e o conteúdo de cada ação em curso.

2.2. Recursos humanos e envolvidos na realização do projeto
A elaboração do projeto e o conceito gráfico são um trabalho da Centauro Arte & Comunicação em parceria com os alunos do Curso de Design Gráfico – Habilitação em Design Gráfico, Disciplina de Metodologia para desenvolvimento de projeto I Acadêmico, sob orientação do Prof. Haenz. Os alunos Gabriel Cordeiro Cardoso e Ricardo Goulart Straioto são os responsáveis pela pesquisa de campo e pela criação da identidade visual e as peças de comunicação do projeto PALCO VERDE.
A equipe de produção é composta por profissionais experientes na área da produção cultural e por voluntários da UFSC, que vêem acompanhando o projeto desde o início de sua elaboração. Os voluntários do projeto PALCO VERDE já realizaram uma pesquisa no próprio Parque buscando observar as preferências e tendências do público local, o que nos permitirá montar uma programação adequada às suas expectativas.


3. O PÚBLICO
Definição quantitativa: Aproximadamente 2.000 pessoas freqüentam o Parque nos finais de semana, com maior movimentação nos domingos à tarde.
Perfil do Público preferencial: Famílias com crianças, pessoas que procuram o Parque num exercício saudável, pessoas que buscam tranqüilidade e a encontram em meio à natureza.
Benefícios Oferecidos ao público preferencial: oportunidade vivenciar cultura e se divertir enquanto usufrui do Parque.

3.1 Perfil do público
A partir da análise dos dados coletados pela pesquisa aplicada, dividimos o universo do Parque em dois públicos: um público que freqüenta o Parque para levar seus filhos (família), que definimos como sendo o público primário, e outro público mais autônomo e jovem que vai ao Parque pelos mais diversos motivos, definido como público secundário. A seguir, detalhamos o perfil psicográfico de cada público em questão.
Público Primário: Homens e Mulheres, em sua maioria entre 25 e 40 anos de idade, pertencem às classes A e B. Possuem nível de escolaridade superior/pós-graduação e residem na Grande Florianópolis. Vão ao Parque principalmente pelos filhos, o freqüentam uma ou mais vezes por semana e consideram o projeto interessante a ponto de prestigiá-lo. Também costumam freqüentar praias, trilhas, outros parques e, ocasionalmente, cinemas e teatros. Consomem principalmente as mídias televisivas e internet. Têm o carro como principal meio de transporte.
Público Secundário: Jovens de ambos os sexos, possuem entre 15 e 25 anos de idade, pertencem às classes B e C. Possuem nível de escolaridade médio e superior incompleto e residem na região do Parque (Córrego Grande, Trindade, Pantanal etc.). Vão ao Parque pela natureza, esporte e namoro, o freqüentam uma ou mais vezes por semana e consideram o projeto interessante também a ponto de prestigiá-lo. Também costumam freqüentar cinemas, praias, trilhas, shows e festas. Consomem principalmente a mídia internet. Têm o ônibus, carro e a bicicleta como meio de transporte.
Observando a pesquisa, percebemos que 70% das pessoas entrevistadas pertencem ao público primário. Sendo assim, o foco no desenvolvimento das soluções gráficas para o projeto foi dado a esse público. No entanto, o público secundário também será contemplado com soluções mais direcionadas as suas particularidades nas mídias que mais consomem.

4. PLANO DE DIVULGAÇÃO

Aqui detalhamos o que objetivamos alcançar com nossas peças de comunicação. Assim, traçamos objetivos e definimos conceitos norteadores para o projeto, bem como estratégias para alcançar tais objetivos e tipos de campanha que contemplarão estas estratégias.
4.1 Objetivos de comunicação
As peças de comunicação buscam atingir tanto o possível público que presenciará o projeto como possíveis patrocinadores. Em relação ao público, buscamos apresentar o projeto, fixar sua marca/posicionamento e informar a programação, esperando assim que o público compareça ao projeto. Em relação aos possíveis patrocinadores, apresentaremos o projeto mostrando os benefícios de ter sua marca associada, objetivando que o projeto se viabilize.
4.2 Definição do tema/conceito
Segundo Lupetti (2003), o tema orienta o processo de criação. Ele deve ser amplo para não limitar a criatividade e toda campanha deve obedecer a um tema. A seguir detalhamos o tema da nossa campanha:
Tema: Projeto Palco Verde – cultura em harmonia com a natureza
Conceitos: Cultura, Harmonia, Natureza
Palavras Norteadoras: Música, Teatro - Família, Paz – parque, animais, árvore

4.3 Definição de estratégias
As estratégias escolhidas foram a de informação/posicionamento com toque de humor. A estratégia de informação caracteriza-se pela prioridade que dá às informações de um produto ou empresa, utilizada no lançamento de um produto novo ou inédito. No nosso caso tratamos de um projeto, no qual daremos informações, já que se trata de algo novo. A estratégia de posicionamento destaca um lugar para o produto ou empresa na mente do consumidor. É justamente o caso, buscamos fixar a imagem/posicionamento do projeto na mente do público.
4.4 Definição do desempenho do design
4.4.1 Definição do canal (mídia)
A partir dos resultados obtidos na pesquisa, constatamos que o público primário tem preferência pelo totem no Parque como meio de informação, seguido da opção Newsletter + Website.
Já o público secundário prefere também o totem no Parque, vindo seguido das opções Website e Cartaz. Pensando em termos de viabilidade, adotaremos o Totem como carro chefe da campanha. Além de estar em contato direto com o público do Parque, não é poluente como os cartazes (já que se trata de uma peça que durará longo tempo) e é passível de atualização em termos de programação, através de uma seção móvel. Dessa forma, não se gasta com impressões rapidamente descartáveis que poluem o meio-ambiente, o que seria um antagonismo, já que tratamos de um parque ecológico.

Buscando atingir tanto o público do Parque como a comunidade da região, adotaremos a estratégia de utilizar dois totens ao invés de apenas um. Assim, um deles ficará próximo ao palco, trazendo informações sobre o projeto e a programação, de tal forma que a pessoa desprenda um certo tempo para interagir com a peça. O outro ficará na frente do Parque e conterá informações mais breves, como o horário das apresentações e o endereço eletrônico. Dessa forma, quem passa a pé ou mesmo de carro na frente do Parque poderá saber da existência do projeto e se informar melhor pelo Website cujo endereço estará no totem.
Como suporte ao totem, utilizaremos o Website, o Newsletter e o flyer. No Website haverá informações sobre o projeto, links para a empresa realizadora e patrocinadores, bem como a programação do projeto e uma seção para se cadastrar e receber o Newsletter. Nesta, haverá informações sobre a programação do projeto.
O flyer, que terá a forma de um marcador de livros, será colocado em pontos comerciais, escolas, universidades, por exemplo, objetivando divulgar para as comunidades adjacentes, da bacia do Itacorubi, a existência desta nova opção cultural. Utilizando esses quatro veículos de comunicação conseguimos atingir tanto o público primário como o secundário de maneira racional e objetiva e barata.
4.4.2 Difusão das peças de divulgação:
Totem+cartaz: Local/atualizado mensalmente
Website: Universal/ atualizado semanalmente
Flayer-marcador: Regional/atualizado por apresentação/distribuído por voluntários nos pontos de maior movimentação por toda a Bacia do Itacurubi, nos bairros: Itacurubi, Parque São Jorge, Parque Anchieta, Santa Mônica, Córrego Grande, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Serrinha e Saco dos Limões (aproximadamente 100 mil habitantes).

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