BRASIL SOLAR II

TUDO DE BOM PARA UMA CIDADE VERDE

O projeto BRASIL SOLAR II é fruto de uma parceria entre produtores culturais, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), da ISES DO BRASIL (Sociedade Internacional de Energia Solar - Seção Brasil) e do IDEAL (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina), que desenvolveram um projeto inovador, unindo responsabilidade socioambiental à riqueza musical brasileira. Trata-se de um festival musical, gratuito, a ser realizado no campus da UFSC, para um público estimado em 50.000 pessoas, no qual toda a energia elétrica utilizada terá sido produzida por dois geradores solares fotovoltaicos instalados no próprio Campus da UFSC pela equipe de pesquisadores envolvidos neste projeto. Como foi feito na primeira edição do BRASIL SOLAR, com um show do Jota Quest e várias outras atrações, em 1998, serão produzidos curtas-metragens que mesclarão um documentário educativo sobre a importância do uso e desenvolvimento da energia solar fotovoltaica com depoimentos dos artistas convidados ao palco, sobre o assunto. Estes serão exibidos em telões na abertura e nos intervalos das apresentações. Está confirmada a presença do Exmo. Ministro da Cultura, Gilberto Gil, para a realização de um discurso de apoio à iniciativa, durante o evento. Convidamos também a Exma. Ministra do Meio-Ambiente, Marina Silva, para trazer sua palavra com respeito à cultura, à cidadania e à sustentabilidade.

A ENERGIA SOLAR É UM ESPETÁCULO

O grande apelo do Projeto BRASIL SOLAR é a união das forças mais democráticas do Brasil: a Música e o SOL. 1) O projeto oferece uma programação multicultural, que amplia os horizontes musicais do grande público: convidamos TOM ZÉ e sua banda, cujo novo espetáculo é uma elogiada opereta que resgata a história da mulher; ELBA RAMALHO também participa, com um espetáculo completo; a banda SAMAMBAIA SOUND CLUB, formada por jovens talentos musicais, com excelente repercussão entre a juventude catarinense, abrirá o festival; os grupos de dança&percussão afro locais ODUA e BATUKAJÉ homenagearão a cultura negra brasileira; e, finalmente, os grupos de maracatu SIRI GOIÁ e ARRASTA ILHA prestigiarão a cultura popular nordestina. 2) Haverá uma tribuna especial com visibilidade frontal do palco, legendas nos telões, site do evento com informações também em formato “somente texto” (adequado a softwares utilizados por deficientes visuais) em respeito a portadores de deficiência física, ISSO TAMBÉM É NOVO. 3) O grande diferencial do BRASIL SOLAR II, inclusive mundialmente, é que toda a demanda energética requerida para as apresentações será produzida de forma limpa, sustentável, por geradores solares fotovoltaicos. 4) Exibição de curtas-metragens educativos sobre a tecnologia solar fotovoltaica.

PARA AQUELES QUE MERECEM UM BIS

Não é a primeira vez que se realiza o projeto BRASIL SOLAR. Em 1998, foi realizado, também no campus da UFSC, um evento em moldes semelhantes aos apresentados nesta segunda edição. O evento anterior contou com apresentações de artistas locais e do grupo JOTA QUEST, que apoiou integralmente o projeto, junto com o GREENPEACE. O resultado foi uma belíssima manifestação cultural, com a presença de cerca de 20.000 pessoas e, pela primeira vez, tanto no Brasil como no mundo, uniu-se a música à energia solar num evento desse porte. Indo além da promoção de festivais ou espetáculos musicais com qualidade artística, pretende-se realizar um evento com um conceito de produção que inclua os seguintes elementos: cultura (uma programação destacando a diversidade cultural brasileira), cidadania (através do respeito a portadores de deficiências físicas), sustentabilidade (uso de energias renováveis) e educação (conscientização sobre o potencial da energia solar para o Brasil). Salientamos também que, como resultado desta nova edição do BRASIL SOLAR, planejamos produzir um módulo fotovoltaico MÓVEL que irá possibilitar a utilização desta fonte renovável e limpa de energia em diferentes espetáculos musicais, em QUALQUER PARTE DO PAÍS. Estes conceitos são de todo inéditos.

O projeto Brasil Solar agradece o excelente trabalho do designer Luiz Wachelke, responsável pela criação visual da marca (visível na abertura desta apresentação) e de todas as peças de divulgação do projeto. Agradecemos também o criterioso trabalho do Prof. Carlos A. Ramirez Righi, responável pelo
DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA, do Curso de Design da UFSC.

Nenhum comentário: