TRIBUTO A WOODSTOCK !

Woodstock Music Festival 2009

40 anos de Rock!

Eis um projeto sonho. Legalmente, não ainda não obtivemos as permissões, portanto, expomos a partir daqui uma idéia que está em marcha. As permissões legais estão sendo providenciadas e desejamos todos que a condições para a realização desta iniciativa se dêem a tempo!

Santa Catarina poderá ser o palco das comemorações de 40 anos do Festival de Woodstock, que entrou para a história mundial ao levar milhares de jovens ao delírio com as apresentações inesquecíveis dos maiores expoentes do Rock da época.

Ambientado em um terreno gigantesco, sem praticamente nenhuma infraestrutura, Woodstock consolidou e difundiu definitivamente por todo o mundo os novos ideais de PAZ & AMOR, de libertação de pré-conceitos sociais, de recusa à violência e à guerra e à imposição dos países desenvolvidos sobre as nações menos favorecidas.

Três dias de Paz & Amor

O ano de 1969 foi marcado mesmo pelo festival Woodstock, o maior de todos os festivais de rock, realizado no fim de semana de 15 a 17 de agosto, em Bethel , Nova York , um mês depois do homem ter pisado na lua. O evento se chamava Woodstock Music & Art Fair, com o subtítulo "Primeira Exposição Aquariana". Seu slogan "três dias de paz e música" logo foi modificado para "três dias de paz e amor". O valor do ingresso para o fim de semana era 18 dólares, mas a maior parte do público invadiu o local derrubando as cercas (como pode ser visto no filme "Woodstock" de Michael Wadleigh).


A música rolou quase sem parar para meio milhão de jovens, com um cast de artistas que formavam um verdadeiro Quem é Quem do Rock.


Na manhã de segunda feira, dia 18 de agosto, sob um imenso sol alaranjado, Jimi Hendrix sobe ao palco, brindando aqueles que ainda não tinham ido embora do local, com sua interpretação do hino nacional dos EUA, "The Star Spangled Banner" e arrancando de sua guitarra explosões de bombas, granadas, rajadas de metralhadoras e roncos de helicópteros, numa clara alusão à guerra do Vietnã.

Aqueles que tiveram o privilégio de viver o festival de perto, saíram sentindo-se ungidos de santidade. O local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, e o amor era "livre". Ainda haveria outros festivais (como o de Altamont, com 300 mil pessoas), mas nenhum com a força de um Woodstock.

Mas o Woodstock que teve lugar num pasto no Condado de Sullivan, não foi só maravilhas... Teve as partes podres:

Falta de comida, condições sanitárias precárias, quase inexistentes, muitas drogas, e muito álcool, teve gente que perdeu muita coisa , carros, amigos, e morreram 3 pessoas. Mas também nasceram três crianças. Apesar de tudo, não aconteceu nenhuma ocorrência grave. Não foi comunicado nenhum crime violento na área e nenhum caso de roubo ou invasão de domicílio nas casas vizinhas. A ação da polícia limitou-se à apreensão de drogas e pequenos casos. E ainda, O festival fechou a via expressa do Estado de Nova Iorque e criou um dos piores engarrafamentos da história americana.

Entretanto, destes três dias extraiu-se muita cultura, como o verdadeiro significado das palavras dividir, ajudar, considerar, respeitar; a maioria dos jovens saiu de Woodstock com uma visão totalmente diferente do mundo.

Woodstock no Brasil, em Santa Catarina, na Guarda do Embaú

Aqui no Brasil, vamos dar a maior importância para esta data histórica. Por várias razões óbvias, mas, sobretudo, pelo elo que existe entre as questões da juventude atual que, quarenta anos depois, volta a gritar pelos mesmos ideais de 69.

Aqui, levaremos ao palco as melhores bandas de Rock nacionais e, para dar um toque de ultra-realismo, o evento terá uma ambientação bem Pop, nos moldes “Andy Warhol”, convidando artistas consagrados a executarem interpretações e covers dos maiores hits de Woodstock.*

Quando? 18, 19, 20 de agosto de 2009!

Imperdível!

www.woodstock2009.com.br


(*) Este texto foi editado graças à contribuição de um autor desconhecido cujo texto está acessível na íntegra na página http://br।geocities।com/mundohippie/woo.htm. Caso seu autor nos contate ficaremos felicíssimos em mencionar sua autoria e em contar com sua colaboração neste projeto. Os procedimentos relativos aos direitos autorais estão sendo estudados para garantir o respeito às normas legais. Este projeto está ainda em fase de desenvolvimento em parceria com os alunos do curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Santa Catarina.



Nenhum comentário: